segunda-feira, 8 de junho de 2015

CABALA: Um estudo para mudança interior

CABALA: o que é e porque estudar?

por Renato Liberman


“Os cabalistas dizem que todos devem estudar Cabala. Por quê? É grandioso divulgar o estudo da sabedoria da Cabala; ainda que não entendam o que estão estudando, o simples desejo de entender despertará a Luz que circunda a alma. Isso quer dizer que todos nós temos garantida a possibilidade de evoluir e alcançar a plenitude que o Criador proporciona. Quem não alcançar nesta vida o fará em outra, até que cumpra a intenção do criador.”
Adaptado de Rabi Yehuda Ashlag, "Introdução ao estudo das 10 sefirót"

A palavra Cabala quer dizer “recebido” – um estudo que prepara o homem para receber todos os graus e planos da vida como uma realidade única. A sabedoria da Cabala nos responde às maiores questões do ser humano: Quem somos nós? Qual a finalidade de estarmos aqui? De onde viemos? Para onde vamos?

O estudo da Cabala nos fornece ferramentas teóricas e práticas para experimentarmos mudanças internas, ocultas aos outros, que somente nós mesmos conhecemos. Quem estuda a Cabala para seu crescimento espiritual e para conhecer o Criador alcançará um nível em que começará a ver que pode evoluir sem sofrimento, fazendo o correto uso de seu livre arbítrio, além de ajudar aos outros a seguir este caminho.

O Caminho da Sabedoria da Cabala consiste em entender e usar as 22 letras hebraicas e as 10 sefirot (atributos do Criador e as vasilhas através das quais emana a Luz Divina ao homem).
Pode-se dizer que a Cabala é o conhecimento que nos ensina como receber os diferentes graus da Sabedoria e ser um cabalista é ser uma pessoa comum, como qualquer outra, um investigador que analisa sua própria natureza, vivendo corretamente dentro desses ensinamentos.

Os estudos cabalísticos são passados de geração em geração através dos escritos de cabalistas que tiveram sua própria experiência, usando ferramentas simples que podemos utilizar nos dias de hoje: o coração e o intelecto.

O caminho da sabedoria é o próprio caminho do coração e isso pode ser comprovado pela Bíblia (em sua língua original – a Torah – os primeiros 5 livros). A sabedoria da Cabala nos ensina que a primeira letra da primeira palavra da Bíblia é “B”(bereshit – no princípio – Gênesis 1:1) e a última letra da última palavra é “L”(Israel – velho testamento – Deut. 34:12), formando a palavra “LB” que se diz em hebraico “LEV” que significa CORAÇÃO.

Siga o caminho do seu coração e com certeza estará seguindo o caminho certo dentro da espiritualidade.

Shalom (paz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário