quinta-feira, 12 de março de 2015

As quatro nobres verdades

Para o Budismo é essencial algo que é o que se denomina as Quatro Nobres verdades.

A Primeira Nobre Verdade é que há sofrimento. A doença é sofrimento, o nascer é sofrimento, a velhice é sofrimento, a morte é sofrimento, a dor e o desespero são sofrimentos, o contato com o desagradável é sofrimento, o desejo insatisfeito é sofrimento, os cinco agregados da mente e do corpo que produzem os desejos são sofrimentos.

A Segunda Nobre Verdade é que o sofrimento se origina nos desejos que causa o renascimento e estão acompanhados pelo prazer sensual, buscando a satisfação neste plano físico e além, ou seja, a ânsia de prazeres, a ânsia de nascer de novo, a ânsia de ser aniquilado.

A Terceira Nobre Verdade é que a extinção do sofrimento é a verdadeira ausência de paixão, a destruição completa dessa ânsia de prazeres, dessa ânsia de nascer e dessa ânsia de ser aniquilado. O não mais albergar essa ânsia provoca a extinção do sofrimento.

A Quarta Nobre Verdade é o caminho que conduz à extinção e supressão da dor, é a via que leva à eliminação de Mara e à contemplação da Verdade Última do Ser e, portanto, à Suprema Felicidade sem Limites.

Este caminho, segundo Buda, era óctuplo e veio se a chamar o NOBRE CAMINHO ÓCTUPLO.

Este nobre caminho há que ser percorrido em seus 8 pontos sem se descuidar de um único, só assim é possível se converter em Buda:

  1. VISÃO CORRETA. É ver de acordo com realidade de que existe o sofrimento, a sua causa, o seu fim e o caminho que conduz a esse fim. 
  2. PENSAMENTO CORRETO. Pensamento livre de sensualidade, má-vontade e crueldade.  
  3. LINGUAGEM CORRETA. Linguagem livre de engano, insulto, malícia e estupidez. 
  4. AÇÃO CORRETA. Ação livre de assassinato, roubo, adultério, mentira e entorpecentes. 
  5. VIDA CORRETA. Quando o discípulo evita um comércio perverso (adivinhação, usura, armas, seres vivos, carne, entorpecentes e venenos) e ganha a vida por meios retos e honoráveis. 
  6. ESFORÇO CORRETO. Com o esforço CORRETO se impedem os pensamentos negativos e se desenvolvem os positivos. 
  7. ATENÇÃO CORRETA. Quando o devoto vive atento e sabe que o corpo, os sentimentos, a mente e os pensamentos são impermanentes e estão submetidos à decadência. 
  8. CONCENTRAÇÃO CORRE. É a unidirecionalidade da mente mediante exercícios respiratórios e meditações especiais.

Os Budas só ensinavam o caminho. Nós mesmos temos que fazer o esforço.

Não cometer ofensas morais, fazer o bem e limpar o próprio coração: esse é o ensinamento de todos os Budas.
 
FONTE: http://www.vopus.org/pt/gnose/mistica-religiao/os-ensinamentos-de-buda.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário