domingo, 29 de janeiro de 2012

Afinidade e Sintonia espiritual

    Com o desenvolvimento científico e os avanços tecnológicos, cada vez mais se estuda como o pensamento emite energias, como se sintoniza e absorve energias do ambiente, através da lei de ressonância.
 
    Ressonância: fenômeno físico, energético, espiritual e consciencial responsável pela lei de afinidades, que diz: “Os semelhantes se atraem e os diferentes se repelem”. Você atrairá quem tiver o mesmo padrão vibratório ou energético que seu campo mental exterioriza, ou seja, quem sintoniza com você.

 
   Sintonia Espiritual: quando uma ou mais pessoas se agrupam, o fazem porque têm afinidades, são semelhantes do ponto de vista espiritual. Podemos criar estas sintonias, consciente ou inconscientemente, com pessoas conhecidas, desconhecidas e até por inimigos que se odeiam, estejam elas próximas ou à distância, já que basta um pensamento ou emoção para que haja troca de energias. Esta sintonia acontece entre encarnados, entre desencarnados, de encarnado para desencarnado e de desencarnado para encarnado.

 
    Como essa troca se processa? Consciências negativas atraem Espíritos negativos que acentuam essa negatividade e afastam os Espíritos protetores. Consciências positivas atraem Espíritos positivos que acentuam esse otimismo, podem nos orientar nos proteger e ainda, afastam os obsessores.

 
    A absorção de energias pelo nosso organismo está ajustado ao padrão energético e vibratório específico do indivíduo, ou seja, ao nível vibratório correspondente ao seu estado mental e espiritual do momento. Isto significa dizer que deixamos passar as energias com as quais afinamos e sintonizamos.
 
    Por isso é necessário a vigilância constante sobre nossa sintonia mental/espiritual, para que não nos deixemos levar pelos pensamentos inadequados, pelas vibrações negativas, pelas emoções descontroladas, já que esse comportamento nos leva à absorção de energias negativas, que por sua vez reforçam nosso estado de desequilíbrio, o que pode, em persistindo essa situação, causar-nos doenças e desequilíbrios físicos, psíquicos e espirituais.
 
Em contrapartida, a vigilância para que nossa sintonia permaneça sempre elevada, voltada à prática do bem, permite que, constantemente, fiquemos sintonizados e absorvendo as energias equilibradas, o que reforça nosso equilíbrio e bem estar físico psíquico e espiritual.
A energia não é boa, nem ruim. Como tudo o que Deus criou, é neutra e só se polariza pela ação dos nossos pensamentos e sentimentos, refletindo apenas aquilo que somos por dentro.
 
    Em todo relacionamento há trocas de energia e interação, em diferentes graus de intensidade. Até num rápido bate papo com um estranho há trocas de energia seguindo a regra: “quem tem mais doa para quem tem menos, como vasos comunicantes que ligam dois recipientes com líquido”.
 
    E se sintonia é algo a que estamos sujeitos o tempo todo, é importante que aprendamos a ter o controle sobre os próprios pensamentos e sentimentos, continuamente, evitando julgar, criticar, condenar, reclamar, agredir, ofender e ofender-se, em qualquer situação, produzindo, assim, a vibração que se quer externar e, consequentemente, aquela com que se quer sintonizar.
 

Este tema foi baseado na Revista Cristã de Espiritismo n° 87.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário